sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Informações da Bolsa de Valores 29/02/2008


Como já podíamos prever, a Bovespa abriu o pregão desta sexta-feira em queda e neste momento (12h39min - Horário de Brasília) a baixa já é bem acentuada, com desvalorização de 2,47% aos 63.933 pontos, após abertura nos 65.552 pontos.

Foram sete pregões consecutivos em alta, acumulando mais de 5% de lucros no período. Já era esperada uma compensação do mercado, e não poderíamos avaliar como compensações as oscilações e os breves momentos de realizações do intraday que presenciamos nesta semana mostrando-nos claramente um enfraquecimento do índice diante da sequência de altas, pois uma compensação diante de um período de lucro é, com certeza, um período no vermelho, podendo ser este período preenchido por um dia ou mais, dependendo do humor e das expectativas do mercado.

A divulgação dos lucros da Vale, que levou muitas pessoas a imaginarem que teríamos mais um dia de alta, não foi o suficiente, como já podíamos perceber, para salvar a queda de hoje.
As ações da Vale tiveram boa valorização no dia de ontem, sinalizando talvez, que o plano de divulgar seus resultados apenas após o término das negociações poderia não ter grande impacto, por mais que os resultados fossem muito bons, assim como foram de fato.
A bolsa não sobe para sempre, afinal, são das suas oscilações que tiramos nossos lucros. Utopia acreditar que nosso mercado não cairá diante de rumores tão fortes provenientes dos mercados internacionais, por mais que estejamos operando, no geral, independente da influência das principais bolsas mundias. Estes rumores balançam e puxam para baixo sim.

Não queremos aqui causar pânico e nem mesmo dar a entender que acreditamos que a bolsa à partir de hoje vai seguir em queda livre.
Quem sabe, na segunda-feira o cenário seja favorável novamente?
O que queremos aqui é apenas alertar aos investidores, principalmente aqueles que são iniciantes, de que a bolsa muitas vezes ameaça antes de concretizar uma tendência, e que esta semana, com uma agenda econômica bem conturbada, estava sinalizando que as realizações e as quedas poderiam fazer-se presentes, ou seja, uma semana para termos cautela, operar com nossos stops e assegurar nossos lucros.

No entanto, percebi nesta semana que muitos investidores que estão iniciando, deixaram as emoções falarem mais alto do que a razão e acreditaram numa bolsa invencível que não cairia mais, apostando em uma grande alta para este último pregão da semana, baseados nos resultados da Vale, posicionando-se então para isto.
É provável que este posicionamento gere prejuízos, por mais que não leve todo o lucro, poderá levar uma boa parte.

Neste momento, os mercados norte-americanos operam em baixa.
A Nasdaq opera com forte desvalorização de 1,89%.

Nada impede que o mercado esboce uma recuperação já visando a próxima semana, amenizando assim as perdas do dia, mas fechar em alta hoje parece ser uma hipótese descartada.

Até breve!

Nenhum comentário: