quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Mercado Acionário em 20/02/2008

Após abrir o pregão em baixa, mais um dia de inversão de tendência na Bovespa, mas desta vez para cima.
A bolsa que chegou aos 61.634 pontos na sua mínima do dia, começou a ganhar forças durante o pregão fechando em forte alta de 2,33% aos 63.747 pontos, um paraíso para especuladores.

A notícia do dia:

A grande notícia do dia para o mercado acionário foi a da fusão entre a Bovespa e a BM&F. Analistas especulam que esta fusão será concretizada com uma oferta em dinheiro e ações da Bovespa pela BM&F.
Geralmente tratando-se de fusões, os acionistas devem ficar atentos a alguns aspectos, como a diminuição de lucros e dividendos, ou mesmo a desvalorização dos papéis da empresa compradora, com grandes estimativas de lucros e valorização para os papéis da empresa vendedora, no caso a BM&F.
No entanto hoje, os dois papéis tiveram forte valorização, mas não era o suficiente para inverter a tendência no início do pregão. Eu disse "não era", mas acabou contribuindo sim para esta inversão, juntamente com o bom recebimento da divulgação da minuta do Fed pelos investidores.

As bolsas norte-americanas também operaram em queda no início do pregão e logo inverteram a tendência para cima. As grandes responsáveis por esta inersão foram as ações do setor de tecnologia, com grande alta da Hewllet-Packard que divulgou balanços trimestrais acima do esperado, além do bom desempenho das petroleiras com a alta no preço do barril de petróleo.

A minuta do Fed que era tão esperada foi bem recebida, tanto no EUA, como pelos investidores brasileiros. Apesar de relacionar temas preocupantes como a inflação e o crescimento econômico, a minuta apontou que a taxa básica de juro tende a permanecer em baixos patamares por algum tempo.

O destaque da alta na Bovespa ficou com as ações da Telemar PN, com valorização de 7,70% no dia. Vale destacar também as ações da Braskem PNA com alta de 5,78%.
Outras ações que figuraram entre as de maiores alta no dia de hoje: CCR Rodovias ON (+5,30%), Usiminas PNA (+5,09%) e as ações da Eletropaulo PNB (+4,89%).

As maiores baixas ficaram por conta de: Duratex PN (-2,25%), Lojas Renner ON (-1,99%) e Cyrela ON (-0,38%).

Até o próximo post!

Nenhum comentário: