quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Mercado Acionário em 28/02/2008


Em dia conturbado para as bolsas mundiais, a Bovespa descolou-se dos principais mercados e chegou a atingir os 66.000 pontos durante o pregão, mas não conseguiu resistir ao impacto das notícias norte-americanas, com a divulgação do PIB e a divulgação do aumento de pedidos por auxílio-desemprego acima do esperado, então a bolsa caiu bastante até operar novamente em baixa, mas recuperou-se para o final do pregão e fechou estável, em alta de 0,09%, aos 65.555 pontos. Foi o 7º pregão consecutivo em alta.

Os dados sobre a economia norte-americana influenciaram as bolsas pelo mundo todo, fazendo com que as principais bolsas européias, assim como já havia acontecido com as bolsas da Ásia, fechassem o dia no negativo.
Hoje a Nasdaq fechou com forte desvalorização de 0,94%, enquanto Dow Jones fechou em baixa de 0,88%.

O destaque do dia na Bovespa ficou com as ações ordinárias da Gafisa, que fecharam o dia em alta de 3,55%. As ações ordinárias da Vale também tiveram forte alta, mostrando que os acionistas receberam bem a notícia de que a aquisição da Xstrata pela mineradora estaria encontrando dificuldades, fechando o dia com valorização de 3,28%.
Outros destaques da alta: Duratex PN (+2,82%), Siderúrgica Nacional ON (+2,71%), Ambev PN (+2,66%).

A maior baixa do dia ficou com as ações preferenciais da Vivo, que fecharam o dia com desvalorização de 5,28%.
Outras baixas: Braskem PNA (-4,40%), Eletrobras ON (-4,19%), Eletrobras PNB (-4,05%) e B2W Varejo ON (-3,03%).

Após sete pregões consecutivos com fechamento em alta, fica a dúvida para os investidores.
Segue em alta ou cai diante de realizações?
Uma resposta certa para esta pergunta é difícil, mas devemos ter cautela.
Em caso de bons lucros e na dúvida de sair e perder um lucro ainda maior, a dica é operar seus ativos com ordens de stop, permitindo as oscilações, mas não deixando com que uma queda tire boa parte dos lucros obtidos até agora.

A Bovespa demonstrou força hoje e mesmo diante de um cenário mundial conturbado, fechou o dia no terreno positivo, mas deixando transparecer claramente um desgaste que deixa em cheque o seguimento de seus fechamentos positivos para o último pregão da semana.

Até breve!

Nenhum comentário: