quinta-feira, 27 de março de 2008

Análise Contemporânea x Análise Futura


Projetando nossas vidas financeiramente deparamos-nos com duas situações distintas que dividem as pessoas na preferência pelo rumo que querem dar ao seu dinheiro.

Vivemos o presente ou projetamos o futuro?

Não há como afirmarmos que uma das escolhas é correta e a outra não, pois as pessoas têm objetivos e prioridades diferentes na vida.

A escolha é simples: Vivo bem agora e deixo para pensar no futuro quando este for presente, ou privo-me de algumas comodidades visando aproveitá-las em um futuro próspero?
É, a escolha não é tão simples.

Classificamos estas duas formas de planejamento em análises.

Análise Comtemporânea: Quem é adepto desta análise de vida financeira gasta o dinheiro que ganha, pois acredita que é muito mais importante viver o presente e se dar um momento confortável agora com o que tem, do que se privar de aproveitar aquilo que junta planejando um futuro incerto.

E se o futuro não chegar? Eu trabalhei e economizei para quem?

O analista comtemporâneo não necessariamente gasta tudo o que tem, podendo até mesmo investir uma parte de seu dinheiro, mas não deixa de comprar algo ou viajar em troca de deixar o dinheiro aplicado.
Analisa sua vida financeira baseado no presente e no que é preciso para ter uma vida confortável agora, hoje!

Amanhã é outro dia, e se ele chegar, pensamos nele.

Análise Futura: O adepto da análise futura analisa sua vida financeira pensando muito mais à frente e não no presente.
Este analista não se preocupa em passar dificuldades agora ou deixar de realizar alguma compra ou sonho de momento, pois o que realmente o preocupa é ter um futuro confortável onde ele possa viver com tranqüilidade, podendo assim comprar e realizar seus sonhos sem pêso na consciência.

O adepto da análise futura acredita que deve arriscar baseado na existência de um futuro distante.
Este analista não gasta o que ganha e prefere investir sem se importar de ficar para trás de amigos e familiares no presente sem poder acompanhá-los em viagens ou eventos, pois o que realmente importa para ele é construir sem falhas o alicerce para uma vida confortável no futuro.

Conclusão:

É possível entendermos muito bem os planos e as prioridades de cada analista.
A escolha da análise que seguimos normalmente é automática de acordo com a nossa postura em lidar com o dinheiro, mas à medida que o tempo vai passando, e aprendemos à lidar com nosso lado racional muito mais com que o emocional, podemos optar pelo melhor caminho para vivermos bem, seja seguindo uma análise financeira comtemporânea ou futura, pois o importante é trabalharmos para atingirmos nossos objetivos e sermos felizes!

Nenhum comentário: