terça-feira, 18 de março de 2008

Mercado Acionário em 18/03/08


Confirmou-se um dia de recuperação para as bolsas mundiais nesta terça-feira.
As principais bolsas abriram o pregão em alta compensando as perdas do dia anterior e aguardando com muita expectativa a decisão do Fed sobre a taxa de juros norte-americana.

Era aguardado um corte de 1%, mas o Fed confirmou corte de 0,75 ponto percentual, reduzindo de 3% para 2,25% ao ano.

A recepção da divulgação, mesmo abaixo do esperado, foi calorosa pelos investidores e as bolsas fecharam o dia com fortes ganhos.

A Bovespa, após andar de lado durante praticamente todo o pregão, ganhou mais força no final da tarde após decisão do Fed, fechando o dia com alta de 3,20%, aos 61.932 pontos, após abertura em 60.039 pontos.

As negociações foram bastante influeciadas pelas bolsas norte-americanas, podendo-se encontrar grande semelhança entre os gráficos intraday do Ibovespa com Nasdaq, que também andou de lado durante boa parte do pregão, ganhando força no final, fechando em forte alta de 4,19%.

Dow Jones também foi contagiada pelos "bons fluídos" de hoje no mercado, com os investidores enxergando a luz no final do túnel com o Fed trabalhando para impedir uma recessão na economia e terminar de vez com a crise. Pelo menos por hoje, a decisão surtiu efeito, com Dow Jones fechando o dia com valorização de 3,51%.

O destaque na Bovespa ficou com as ações preferenciais das Lojas Americanas, que fecharam o dia em alta de 9,97%.

Outros destaques da alta: Telemar PN (+8,62%), Gol PN (+8,56%), Tam PN (+8,13%) e Braskem PN (+6,93%).

A maior baixa do dia ficou com as ações preferenciais do Pão de Açucar, que fechou o dia em baixa de 1,50%, e as ações ordinárias da CCR Rodovias, com desvalorização de 0,10%.

Até breve!

Nenhum comentário: