quinta-feira, 6 de março de 2008

Warren Buffet, O Maior Investidor do Mundo


A fortuna multibilionária de Warren Buffet é uma das maravilhas do mundo contemporâneo.
Foi criada apenas com investimentos, a maior parte dos quais em ações cotadas em bolsa, disponíveis a qualquer interessado, e todos eles canalizados para uma só empresa: Berkshire Hataway.

Em vez de perseguir as fortunas das estrelas de alta tecnologia e supercrescimento, Buffet sempre preferiu aplicações maciças, geralmente em ações ordinárias, em gigantes estabelecidos há bastante tempo, como American Express, Walt Disney, Coca-Cola e Gillette.

A estratégia de Buffet é procurar por ativos de valor essencial subestimados pelo mercado.
Ele tem também seguido uma regra básica e simples: Jamais invista a não ser que possa encontrar algo que valha a pena comprar.

Fundamentalmente pragmático, Buffet se interessa apenas pela realidade e se mantém livre de qualquer ilusão, principalmente sobre ele mesmo.
Sua influência sobre o comportamento de outras pessoas no mercado de ações tem sido limitada, uma vez que os mercados são dirigidos em grande medida pelo medo, pela ganância e pela ilusão. Mas seu sucesso comprova que o bom senso e a racionalidade consistente vencem mesmo em mercados irracionais.

Warren Buffet nasceu em 30 de agosto de 1930 em Omaha, Nebraska, nos Estados Unidos. Ainda vivendo e trabalhando nessa cidade, ganhou o afetuoso apelido de o "Sábio de Omaha".
Embora não seja de modo algum recluso, acredita que morar no meio-oeste americano o protege do frenesi de Wall Street.
A escolha da profissão foi algo bem natural: Seu pai era um banqueiro de investimentos, que também ocupou o cargo de deputado em Washington, DC.

Em recente lista divulgada pela Forbes, Buffet ultrapassou o seu amigo Bill Gates e hoje é considerado o homem mais rico do mundo.

Este texto foi baseado no livro "Warren Buffet" da série "Empresários de Êxito" de Rober Heller.

Até o próximo post!


Nenhum comentário: