terça-feira, 15 de abril de 2008

Mercado Acionário em 15/04/08


A Bovespa fechou o pregão desta terça-feira em alta, influenciada pelos dados externos e com bom desempenho de suas blue chips (Petrobras e Vale).

Em dia de grande volatilidade a Bovespa manteve-se durante todo o pregão em patamar positivo, e após atingir em sua máxima os 62.824 pontos, fechou em alta de 0,75%, aos 62.618 pontos.

Na Europa as bolsas tiveram bom desempenho puxadas por empresas petrolíferas, repercutindo dados favoráveis divulgados pela Petrobras.

Nos EUA o dia também foi de muita volatilidade, e após abrir em boa alta, a Nasdaq chegou a perder forças e a operar no vermelho, mas recuperou-se no final das negociações fechando em alta de 0,45%. Dow Jones teve valorização de 0,49%.

O destaque do dia na Bovespa ficou com as ações ordinárias das Lojas Renner, que tiveram valorização de 5,35%.

Outros destaques da alta: Tim Participações PN (+4,65%), Vale PN (+2,93%), Telemar ON (+2,71%) e Cosan ON (+2,66%).

A maior baixa do dia ficou com as ações preferenciais da Net, que fecharam o dia com desvalorização de 4,39%.

Outros destaques da baixa: Natura ON (-3,76%), Gol PN (-3,62%), Tam PN (-3,56%) e Eletrobras ON (-3,01%).

A expectativa agora é para a reunião do Copom que divulgará amanhã se mantém, baixa ou aumenta a taxa básica de juros. Em sua maioria, analistas apostam em um aumento de 0,25 ponto percentual na taxa, mas também há quem diga que o aumenta possa ser de 0,50 ponto percentual.
Poucos apostam na manutenção da Selic, mas acreditam que aumentar os juros agora poderia trazer consequências negativas para as expectativas empresariais.

A divulgação da nova taxa de juros amanhã será após o horário do pregão, evidenciando que as negociações serão cautelosas na expectativa pela informação.
O impacto da divulgação no mercado financeiro só será sentido nas negociações de quinta-feira.

Até breve!

Nenhum comentário: