segunda-feira, 21 de abril de 2008

Mercado Acionário em 21/04/08


Em dia de feriado nacional no Brasil, os mercados internacionais operaram com grande volatilidade, com as bolsas européias fechando em baixa e as bolsas norte-americanas sem rumo definido.

Por temor sobre lucro de bancos, nos EUA, Dow Jones fechou o dia em baixa de 0,19%, enquanto a Nasdaq, após abrir em forte baixa influenciada pelos prejuízos trimestrais do Bank of America, recuperou-se no final do pregão fechando o dia com valorização de 0,21%.

Os papéis do Bank of America caíram no dia de hoje 2,46%.

Outro banco que influenciou as negociações nesta segunda-feira foi o National City, um grande banco regional do meio-oeste norte-americano, que fechou o dia com suas ações em queda de mais de 25%, após anunciar prejuízo no trimestre, redução nos dividendos e que a instituição vai angariar novo capital.

Os temores dos investidores com os resultados do setor financeiro hoje deram fim a uma série de quatro sessões de alta no mercado norte-americano.

A semana é de agenda de indicadores escassa tanto no cenário externo, como no interno, sendo que as atenções estarão voltadas para as divulgações de resultados trimestrais de grandes companhias no cenário externo e a divulgação da ata do Copom no cenário interno.

Agenda escassa poderia significar tranqüilidade, mas não é o que veremos se seguirmos o exemplo desta segunda-feira, pelo menos nos mercados internacionais onde as divulgações dos resultados seguem a tendência da enfraquecida economia norte-americana.

Apesar do clima instável em Wall Street, ADRs brasileiros fecharam o dia em alta.

Segue desempenho dos ADRs brasileiras nesta segunda-feira:

Papéis que fecharam em alta: Aracruz (+3,81%), Bradesco (+0,55%), Brasil Telecom Participações (+1,21%), Braskem (+1,65%), CSN (+2,79%), Embraer (+1,54%), Gerdau (+2,58%), Itaú (+0,68%), Net (+2,80%), Pão de Açúcar (+0,97%), Petrobras (+2,65%), Sabesp (+1,79%), Sadia (+3,61%), Tim Participações (+2,94%), Telemar (+2,33%), Telemig Celular (+0,93%), Telesp (+1,52%), Vale (+3,48%) e VCP (+0,70%).

Papéis que fecharam em baixa: Ambev (-1,68%), Unibanco (-1,23%) e Vivo Participações (-0,77%).

Atenção para terça-feira:

A oscilação dos ADRs tende a indicar a direção da abertura do mercado brasileiro no dia seguinte.

Até breve!

Nenhum comentário: