Ausentei-me alguns dias do Blog por motivos pessoais, mas estou de volta!
Nestes dias que estive ausente, pude acompanhar no mercado um certo desespero de alguns investidores, principalmente os mais novos.
Dificilmente algum investidor que se deixe levar pelas emoções vai manter as suas posições no período em que estamos, provavelmente venderão suas ações amargando prejuízos e aguardando que o mercado se recupere.
O que pode atrapalhar algumas pessoas é o fato de achar que o mercado é um ser individual que dita as regras nas negociações.
"Ah, o Mercado quando acorda de bom humor faz as ações subirem, mas se ele dormiu mal, preparem-se, pois vai cair tudo!".
Pois bem amigos, este "tal" mercado, na verdade somos nós. Nós todos juntos!
Parece bobagem ou besteira o que está sendo escrito?
Deveria ser, mas o que vemos realmente são investidores apostando numa virada do mercado, ou mesmo em um mercado de "bom humor", vendendo suas blue chips no prejuízo na espera de dias melhores.
Para quem tomou esta atitude vale lembrar, você é o mercado. Você acabou de cooperar para que o "tal" mercado amargasse mais um dia de perdas.
Isto para os grandes investidores (tubarões) é muito animador. Basta que um grande investidor promova uma realização de lucros com os seus papéis, para que os pequenos investidores (sardinhas - é como nós, pequenos, somos conhecidos pelo "tal" mercado) livram-se imediatamente de seus papéis, possibilitando uma nova entrada para os grandes.
Pois é assim que os tubarões fazem dinheiro! Eles sacodem a água para que as sardinhas fujam uma para cada lado, possibilitando assim uma nova jornada tranqüila para todos os tubarões.
Você se torna um investidor no momento que passa por alguma crise, mantém a calma, supera-a e volta a lucrar. À partir de então você pode se considerar um investidor.
Manter, entrar ou sair?
Investimento é para longo prazo. Sempre! Se você aplica seu dinheiro com o intuito de fazê-lo trabalhar para você, mas tem a intenção de resgatá-lo dentro de alguns dias, não está investindo, e sim especulando.
Realizar prejuízo com blue chip não é muito inteligente, por isso eu indico que nestes momentos de crise, mantenham-se as posições e aproveitem para "encarteirar" mais ações.
Sempre encarei o investimento em ações para longo prazo, onde você se torna sócio de uma empresa e lucra junto com ela, cresce junto com ela.
Experimente em momentos de crise e de baixa entrar no site correspondente a companhia que você investe e acessar o link "Relação com Investidores".
Não exite em perguntar à companhia quais os planos para os papéis em meio a esta queda e quais as suas perspectivas. O "Relação com Investidores" das empresas existe para isso, no entanto, poucas pessoas utilizam.
Analise seus prospectos e suas projeções de lucros. Desta forma fica mais fácil saber se é viável a venda dos papéis no prejuízo ou não.
Se você acredita na companhia, acredita no seu crescimento e tem convicção de que seu negócio é rentável, porquê vender?
Acabou de realizar um prejuízo com um papel de primeira linha?
Você imagina realmente que este preço não se recuperará em 10 anos?
Não vamos longe, acredita que este preço não se recuperará até o final do ano?
Acredite, pois ele pode se recuperar já no próximo mês. Assim é o mercado de ações.
Até o próximo post!
2 comentários:
Com a perda dos 11700 e da MM200 semanas, índice americano abre espaço para o teste nos 10700 e 10000 pontos.
Olha eu concordo em parte. Acho certo a parte dos movimentos com os grandes do mercado "tubaroes" e a consequencia com as sardinhas.
Agora LP é uma coisa complicada de se lidar, longo prazo é algo a ser análisado com mais calma, claro que va Vale nao vai falir, nem a Petrobras mas as vezes voce pode comprar ela a um preco e quando pensar em vender ela estar no mesmo preço por causa de alguma queda, crise etc. Por isso LP é algo a ser pensando.
O que eu posso dizer é que o ideal seria um estudo técnico para vc fazer o seu investimento na hora certa, fazera projecao e retirar tambem na hora certa para depois tornar a investi-lo.
Os tempos estao mudando, estamos vendo movimentos diferentes dos 4 anos anteriores.
Vale a pena ficar de olhos abertos.
Só pelo preço do petroleo pode se notar.
Att,
André Costa Leal
ARS TRADERS & MONEY CLUB
Postar um comentário