quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Informações da Bolsa de Valores 21/02/2008

Após o bom desempenho das bolsas asiáticas, onde a Nikkei fechou o dia de hoje em alta de 2,84%, o início do pregão da Bovespa seguiu a tendência do final do dia de ontem, e abriu em alta.

Após a abertura o mercado começou a perder forças devido à divulgação de alguns dados norte-americanos, entre eles, o Federal Reserve da Philadelphia mostrou uma queda bem maior do que a esperada em seu índice manufatureiro do Meio Atlântico.

Com isso, a Bovespa caiu bastante, chegando a operar em patamar negativo, mas ensaia recuperação, e após momentos de estabilidade, voltou a operar em alta, mas segue oscilando bastante. Neste momento, 14h24 de Brasília, a Bovespa tem valorização de 0,26%.

As bolsas norte-americanas também seguiram a mesma tendência, abriram, conforme mostravam os mercados futuros, em alta, mas logo perdeu forças com as notícias a respeito da econômia do país e operou em baixa também. A Nasdaq neste momento vem oscilando bastante em torno da estabilidade, passeando entre o patamar negativo e o positivo, sendo cotada agora em baixa de 0,21%. Dow Jones, neste momento, sofre desvalorização de 0,55%.

Aparentemente, a Bovespa está conseguindo operar um pouco mais solta das turbulências do mercado norte-americano, e com boa recuperação (neste momento 14h29 de Brasília, +0,33%), parece muito provável que busque fechamento em terreno positivo para esta quinta-feira.

Cenário Econômico:

O Banco Central estima que pela primeira vez na história econômica do país, o Brasil passa a ser credor externo líquido em janeiro, quando os ativos do país (reservas internacionais) no exterior devem ter superado os passivos (dívida externa) em cerca de US$ 4 bilhões. O resultado consolidado das contas externas de janeiro será divulgado na próxima semana. Se o dado for confirmado, as reservas serão suficientes para pagar a dívida externa.

Até o próximo post!

Nenhum comentário: