terça-feira, 27 de maio de 2008

Mercado Acionário em 27/05/08


A Bovespa descolou-se de Wall Street nesta terça-feira e operou em queda influenciada pelo mau desempenho de suas blue chips, principalmente da Petrobras.

Após abertura aos 71.629 pontos, as negociações operaram em forte queda, esboçando uma pequena recuperação no final do dia, registrando desvalorização de 0,89%, aos 70.992 pontos.

A queda nos papéis da Petrobras, que figuraram entre as maiores baixas do dia, puxou as negociações para baixo. Juntamente com o mau desempenho da Petrobras vieram as baixas da Vale, confirmando que hoje seria um dia de perdas no mercado nacional.

As perdas da Petrobras foram sob influência da redução de preço do petróleo, que hoje passou por uma realização de lucros, fechando o dia cotado à US$ 128,85 por barril.
Além da baixa do petróleo, investidores não gostaram muito do pronunciamento do presidente Lula sobre a companhia.
O presidente sinalizou que o petróleo a ser explorado na camada pré-sal na Bacia de Santos deverá ser priorizado para atender a demanda interna e utilizado para o desenvolvimento industrial do país.
As exportações seriam descartadas.

Nos EUA, a queda no petróleo e indicadores econômicos trouxeram confiança aos investidores.

A Nasdaq operou durante todo o dia em alta e fechou com forte valorização de 1,50%, enquanto Dow Jones teve alta de 0,55%.

O destaque do dia na Bovespa ficou com as ações ordinárias da Perdigão, com alta de 3,90%.

Outros destaques da alta: Braskem PNA (+3,42%), Itaú Banco PN (+3,18%), Itaú S.A. PN (+3,30%) e Bradesco PN (+2,63%).

A maior baixa do dia ficou com as ações ordinárias da Petrobras, com desvalorização de 4,05%.

Outros destaques da baixa: B2W Varejo ON (-3,70%), Eletrobras PNB (-3,16%), Tran. Paulist. PN (-2,88%) e Petrobras PN (-2,85%).

Até breve!

Nenhum comentário: