quarta-feira, 4 de junho de 2008

Mercado Acionário em 04/06/08


A Bovespa fechou no vermelho pelo terceiro dia consecutivo nesta quarta-feira sob influência da queda no preço das commodities e da expectativa pela decisão sobre a taxa básica de juros.

Com abertura aos 70.011 pontos, o dia foi de muita oscilação, mas sempre em patamar negativo devido a forte queda no início do pregão, fechando em baixa de 1,91%, aos 68.673 pontos.

A queda nas commodities puxa com força as blue chips Petrobras e Vale para baixo, conseqüentemente o índice Ibovespa passa a operar no vermelho influenciado pelos seus papéis de maior peso.

Hoje a noite o Copom divulga sua decisão a respeito da taxa básica de juros.

O aumento na taxa para tentar segurar a inflação deve ser de 0,50 ou 0,75 ponto percentual, sendo que investidores aguardam pelo aumento de 0,75 ponto percentual na expectativa de uma melhora nas negociações da Bovespa.

Um aumento nos juros traria consigo um maior número de investidores estrangeiros dispostos a obterem mais ganhos que em seus próprio países. Em conseqüência traria uma boa demanda de compras na Bovespa puxando o mercado para cima novamente, principalmente os papéis do setor financeiro.

Nos EUA o cenário é de apreensão no setor financeiro, com o banco Lehman Brothers buscando capital estrangeiro na Coréia do Sul para tentar superar a crise.

Com abertura em baixa, a Nasdaq inverteu a tendência ainda no início do pregão, fechando o dia com valorização de 0,91%, enquanto Dow Jones teve queda de 0,10%.

O destaque do dia na Bovespa ficou com as ações ordinárias da Cyrela Com. CCP, com valorização de 3,79%.

Outros destaques da alta: Telemar N L PNA (+2,70%), ALL UNT (+2,62%), Sabesp ON (+2,47%) e Copel PNB (+2,40%).

A maior baixa do dia ficou com as ações ordinárias da B2W Varejo, com desvalorização de 4,93%.

Outros destaques da baixa: Brasil Telecom Participações PN (-4,76%), Petrobras PN (-4,40%), Usiminas ON (-4,12%) e Usiminas PNA (-3,66%).

Até breve!

Nenhum comentário: