quinta-feira, 3 de julho de 2008

Faltando Fôlego... O Inferno dos Especuladores


A impressão que temos é que a Bovespa anda meio cansada de uns tempos para cá, sem fôlego e sem forças para uma recuperação forte ou inversão.

O mês de junho foi de grandes perdas (na casa dos 10%) e julho inicia na mesma tendência do período anterior.

São dias de leve alta acompanhados de dias de grandes baixas, e assim tem sido a rotina da bolsa de valores.

As emoções começam a tomar conta dos corpos de quem a cada dia que passa percebe ter menos dinheiro investido em ações.
Vendas baseadas no desespero puxam as cotações mais para baixo tornando esta reação uma verdadeira bola de neve. Um inferno para os especuladores.

Curto e médio prazo na atual situação do mercado parecem inexistentes.

Investidores com "curta visão" do futuro (aqueles que enxergam no máximo 365 dias para frente) estão receiosos de entrar, e continuam seus movimentos de saídas visando o "menor prejuízo" possível.

Este "menor prejuízo" será bastante grande quando olhares para as cotações de seus papéis daqui a 5 ou 10 anos e perceber que os vendeu a preço de banana!

O período não promove condições de bons negócios para especuladores mesmo.
Quem deseja investir na bolsa hoje, visando lucro rápido ou na esperança de sacar seu dinheiro em alguns meses, desista! Desista, pois vai perder dinheiro.

O mercado está impactado pela economia norte-americana, a disparada no preço do barril de petróleo e o aumento da inflação no cenário interno.

Toda a cautela dos investidores promoveria um cenário de estagnação e poucos ganhos.
As grandes perdas são os "opcionais" deste período econômico pelo qual o mundo está passando.
A grande maioria de pequenos investidores contribuem com os seus medos a derrubar os preços, sem culpa alguma, pois o mercado sempre conviveu com isso, mas com um impacto muito maior, pois pela primeira vez está tendo que conviver com as emoções dos pequenos, crise econômica, aumento de preços e, como se não fosse o bastante, uma grande retirada de dinheiro estrangeiro de nossa bolsa.

Não temos que reclamar da saída precoce de muitos investidores, mesmo que ainda no prejuízo, pois são estes movimentos que nos permitem lucrar em períodos de alta. Estes movimentos são necessários e indispensáveis para bons desempenhos alheios.

Eu estou vendo o dinheiro encurtar e encarteirando ações, pois este é o momento de plantarmos as sementes. No longo prazo, a pequena sementa torna-se uma árvore muito mais alta e vistosa!

Até o próximo post!

Um comentário:

André (ARS Traders) disse...

Dá pra se ganhar com o mercado assim. Não se ganha so dinheiro a curto e medio prazo em mercado altista, ganha-se em mercado baixista também.
Com alguel de ações, operacoes a termo.
Basta saber ultilizar os recuros fornecidos, problema são aqueles que so conseguem ganhar, em alta para esses o mercado crucifica!