quarta-feira, 9 de julho de 2008

Valor Figurativo de Ações


Já parou para pensar que o valor investido em ações é figurativo?
Não só em ações, mas em qualquer investimento de renda variável, o valor aplicado deixa de ser dinheiro para se tornar algo muito mais valioso.

O quanto seu Home Broker indica que você tem investido em ações não deixa de ser uma suposição caso queiras resgatar este dinheiro hoje vendendo seus papéis, mas não significa que aquele é o seu montante total, visto que uma ação que hoje está avaliada em R$ 50,00, vale muito mais do que isso, pois seu poder de valorização é imensamente maior do que o poder de valorização de R$ 50,00 em mãos.

Uma parcela, mesmo que mínima, na sociedade de uma grande empresa, vale muito mais que dinheiro dentro dos bolsos ou parados em conta corrente.
Uma parcela na sociedade de uma empresa vale muito mais que dinheiro aplicado na poupança ou em qualquer outro tipo de aplicação de renda fixa que gerará grandes lucros aos bancos, mas não tão grandes assim à você.

É normal acompanharmos o mercado seguindo os valores de cada papel na cotação diária, mas devemos lembrar que este papel vale muito mais do que isso.
O valor ali expresso é figurativo e corresponde a uma hipótese. Hipotéticamente você pode querer resgatar seus investimentos neste dia, e o valor oferecido pelos investidores por uma parcela na sociedade desta empresa hoje é X, o que não significa que amanhã ou daqui um mês não seja Y.

Muitas pessoas podem ler este post e dizer: "Pois bem, o valor realmente é figurativo, mas aqui não foi citado que ele também pode diminuir".
Correto, o valor de suas ações pode cair sim, mas o objetivo deste post é não deixarmos com que cotações diárias influenciem em nossas decisões para uma vida.
Caso o valor da ação caia, é simplesmente uma demonstração hipotética do que eu resgataria se tivesse que vender minhas ações neste momento.

Portanto, Número 1: Entrar no mercado de ações buscando um resgate do dinheiro investido em curto prazo, é obter um grande aumento dos riscos e jogar com grandes chances de prejuízo, pois o valor baixo que é figurativo, pode se tornar real para você caso sejas obrigado a efetuar o resgate.

Número 2: Investir em ações com temor de baixa, já é assunto para outro post.
Você escolhe de que empresas deseja se tornar sócio. Esta escolha é importante. Se o valor figurativo de seu papel hoje é baixo e você teme por não haver recuperação, talvez o erro ocorreu lá no início, na escolha de seu investimento. Procure por empresas sólidas e com grande potencial de crescimento para que não se assuste depois.

Boas escolhas nas compras de suas empresas!

Até o próximo post!

Nenhum comentário: